Wednesday 18 October 2017

Habilidades De Negociação Para Pessoas De Negócios


Capítulo 11: Negociação internacional e interculturais


O que define a cultura?


Cultura é o conjunto de valores e crenças compartilhados de um grupo de pessoas.


O que torna a negociação internacional diferente?


Dois contextos globais influenciam as negociações internacionais: o contexto ambiental eo contexto imediato.


Contexto Ambiental:


Inclui fatores ambientais que nem o negociador controla que influenciam a negociação.


Sete fatores:


1. Pluralismo político e jurídico


As empresas que conduzem negócios em diferentes países estão trabalhando com diferentes sistemas jurídicos e políticos


As considerações políticas podem aumentar ou diminuir as negociações comerciais em vários países em momentos diferentes


2. Economia Internacional


O valor de troca das moedas internacionais flutua naturalmente


Quanto menos estável a moeda, maior o risco para ambas as partes


Qualquer alteração no valor de uma moeda pode afectar significativamente o valor do acordo para ambas as partes


3. Governos e burocracias estrangeiras


Os países diferem na medida em que o governo regula as indústrias e organizações


4. Instabilidade


A instabilidade pode assumir muitas formas: falta de recursos, escassez de outros bens e serviços e instabilidade política


Desafio para que os negociadores internacionais antecipem as mudanças com precisão e com tempo suficiente para ajustar suas conseqüências


Os negociadores que enfrentam circunstâncias instáveis ​​devem incluir cláusulas em seus contratos que permitam cancelamento fácil ou arbitragem neutra e considerar a compra de apólices de seguro para garantir provisões contratuais


5. Ideologia


Os negociadores de outros países nem sempre compartilham da mesma ideologia


Conflitos em ideologia podem levar a partidos discordando no nível mais fundamental sobre o que está sendo negociado


6. Cultura


Pessoas de diferentes culturas parecem negociar de forma diferente


Pessoas de diferentes culturas também podem interpretar os processos fundamentais das negociações de forma diferente


7. Partes Interessadas Externas


Os negociadores internacionais podem receber uma grande quantidade de promoção e orientação de seu governo através da seção de comércio de sua embaixada e de outras pessoas de negócios através de associações profissionais


Contexto imediato:


Inclui fatores sobre os quais os negociadores parecem ter algum controle.


1. Poder de negociação relativo


O poder relativo tem sido freqüentemente operacionalizado como a quantidade de capital que cada lado está disposto a investir no novo empreendimento


A presunção é de que o partido que investe mais capital tem mais poder na negociação e, portanto, terá mais influência no processo de negociação e no resultado


2. Níveis de Conflito


As situações de alto conflito - aquelas baseadas em etnia, identidade ou geografia - são mais difíceis de resolver


Também é importante até que ponto os negociadores enquadram a negociação de forma diferente ou conceitualizam o que a negociação diz respeito


3. Relação entre Negociadores


As negociações fazem parte de um relacionamento maior entre duas partes


A história das relações entre as partes influenciará a negociação atual, assim como a negociação atual se tornará parte de qualquer negociação futura entre as partes


4. Resultados desejados


Os factores tangíveis e intangíveis desempenham um papel importante na determinação dos resultados das negociações internacionais


Os países costumam usar as negociações internacionais para alcançar objetivos políticos nacionais e internacionais


5. Partes interessadas imediatas


Incluir os próprios negociadores, bem como as pessoas que eles representam diretamente


Competências, habilidades e experiência internacional do negociador podem claramente ter um grande impacto no processo e resultado das negociações internacionais


Conceptualização da cultura e da negociação


Conceito de cultura:


A cultura é um fenômeno de nível de grupo - um grupo definido de pessoas compartilha crenças, valores e expectativas comportamentais.


As crenças, os valores e as expectativas comportamentais culturais são aprendidos e transmitidos aos novos membros do grupo.


Erro de atribuição cultural - a tendência de ignorar a importância dos fatores situacionais em favor das explicações culturais


Cultura como valores compartilhados


Comparações culturais cruzadas são feitas por encontrar as normas importantes e valores que distinguem uma cultura de outra e, em seguida, compreender como essas diferenças vão influenciar a negociação internacional.


Quatro dimensões que descrevem as diferenças importantes entre as culturas:


1. Individualismo / Coletivismo


A medida em que a sociedade se organiza em torno dos indivíduos ou do grupo


Os negociadores de culturas coletivistas dependerão fortemente do cultivo e sustentação de uma relação de longo prazo, enquanto os negociadores de culturas individualistas podem ser mais propensos a trocar os negociadores, usando quaisquer critérios de curto prazo que pareçam apropriados


2. Distância de potência


Descreve a "medida em que os membros menos poderosos das organizações e instituições aceitam e esperam que o poder seja distribuído de forma desigual"


Maior distância de poder será mais provável concentrar a tomada de decisão no topo


Os negociadores de culturas de distância de poder comparativamente alto podem precisar solicitar aprovação de seus supervisores mais freqüentemente e para mais questões, levando a um processo de negociação mais lento


3. Sucesso profissional / Qualidade de vida


As culturas diferiram na medida em que mantiveram valores que promoviam sucesso na carreira ou qualidade de vida


Aumenta a competitividade quando negociadores de culturas de sucesso de carreira se encontram


4. Evitar incerteza


Indica até que ponto uma cultura programa seus membros para se sentirem desconfortáveis ​​ou confortáveis ​​em situações não estruturadas


10 maneiras diferentes de influenciar as negociações


Definição de Negociação


Oportunidade de Negociação


Seleção de Negociadores


Protocolo


Comunicação


Sensibilidade de Tempo


Propensão de risco


Grupos versus indivíduos


Natureza dos Acordos


Emocionalismo


Estratégias de negociação culturalmente responsivas


De acordo com a familiaridade com a cultura da outra parte:


Baixa Familiaridade


Empregar Agentes ou Consultores (Estratégia Unilateral)


Trazer um Mediador (Estratégia Conjunta)


Induzir o Outro Negociador a Usar Sua Abordagem (Estratégia Conjunta)


Familiaridade moderada


Adaptar-se à Abordagem do Outro Negociador (Estratégia Unilateral)


Ajuste de Coordenadas (Estratégia Conjunta)


Alta familiaridade


Abraçar a abordagem do outro negociador (estratégia unilateral)


Improvisar uma Abordagem (Estratégia Conjunta)


Efeito Symphony (Estratégia Conjunta)

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